Resumo

O presente texto advém de uma pesquisa cujo objetivo foi compreender a construção da comunicação na relação estagiário-estudantes nas aulas de Educação Física. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo realizado através de observações, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. A pesquisa teve como campo de investigação o Estágio de Docência em Educação Física da UFRGS realizado em uma escola estadual de Porto Alegre/ RS, em 2014. Os colaboradores foram 3 estagiários que atuavam com 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. O processo analítico constou de um sistema aberto de categorias de análise onde analisamos o conteúdo das informações a partir de unidades de significado e posterior construção de categorias analíticas. Identificamos que são diversos os estilos de comunicação construídos e empregados pelos estagiários ao desenvolverem as aulas. Eles apresentaram dificuldades na construção de uma comunicação fluída e produtiva, que capturasse o interesse e atenção dos estudantes. Houveram momentos de abandono do diálogo e consequente imposição da autoridade. Os estagiários entendem que a comunicação é um elemento central no processo de ensino-aprendizagem e a partir disso empregaram diferentes estratégias na tentativa de possibilitar essa comunicação, tais como o silêncio; os gestos e expressões corporais; a mudança no tom de voz; a utilização da linguagem dos estudantes (gírias e expressões) e a disposição para a escuta. Aprendemos que a construção da comunicação entre estagiários-estudantes acontece cotidianamente na prática pedagógica, através de ensaios, desacertos, adaptações, readaptações e reflexões, possibilitando transformações nas suas formas de comunicar-se favorecendo aprendizagens significativas aos estudantes.

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