Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar o processo de constituição da identidade profissional em treinadores de jovens atletas de basquetebol. Optou-se pela metodologia qualitativa, na perspectiva etnossociológica, baseada nos pressupostos da narrativa de vida de 13 treinadores de basquetebol, utilizando a entrevista narrativa como técnica para coleta de dados. Os resultados revelaram que o processo de constituição da identidade profissional dos treinadores é fruto de socializações sucessivas no curso de suas vidas pessoais e profissionais. A identidade dos treinadores emergiu da interação entre trajetórias biográficas e relacionais, confirmando a relevância da experiência no campo profissional adquirida por meio da imersão na cultura do esporte. Esta, por um lado, é fortemente marcada por uma educação artesanal, “escola de ofício”, em que o aprendiz aprende com um mestre e, por outro lado, é questionada pelos mecanismos de formação dos cursos de Educação Física. Por fim, à guisa de conclusão, identificou-se a emergência de dois perfis identitários entre os treinadores pesquisados, quais sejam: a identidade de ofício e a identidade em mobilidade.

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