Resumo

O presente trabalho consiste em um relato de experiência das ações do grupo de sistematização das Orientações Curriculares para o Estado de Mato Grosso. As discussões por uma forma diferente de organização do ensino nas escolas estaduais começaram por volta do ano de 1996, quando em 2000, oficialmente o estado assumiu a proposta da “Escola Ciclada de Mato Grosso”. Seis anos mais tarde, as discussões são retomadas, a fim de avançar nas concepções relacionadas a ciclos de aprendizagem. Assim a organização por ciclos de formação humana começa a ganhar corpo e, a construção coletiva das Orientações Curriculares integrou esse processo, proposto como democrático para construção do documento para o sistema estadual de educação em Mato Grosso, organizado em diferentes momentos a fim de que todos os profissionais da educação no estado dialogassem com o documento. Este trabalho relata o processo de construção e as o as contribuições levantadas para o texto específico da Educação Física. As contribuições puderam revelar a fragilidade na formação dos professores e a necessidade de ampliação no que se refere aos conhecimentos pedagógicos dessa área a partir da compreensão de ciclos de formação humana.

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