Resumo

Entre os objetivos relacionados, buscou-se nesse estudo investigar os processos de construção de saberes em professores de Educação Física que atuam na formação esportiva de jovens e adolescentes no conjunto público de escolas de esportes de um município do interior de São Paulo. Esse contexto é tema estratégico para as políticas públicas de desenvolvimento humano por meio do Esporte. Participaram da pesquisa 5 professores, efetivos e envolvidos com as modalidades de futsal, basquete e karatê. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo descritiva-interpretativa. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, analisadas em diálogo com as proposições teóricas propostas por Maurice Tardif e colaboradores. A análise dos resultados indicou que ensinar não era o projeto de vida inicial dos professores; a escolha foi influenciada pelo gosto ao esporte; para os professores que já atuavam com ensino de esporte, ao buscar a formação inicial em Educação Física foi possível maior transposição dos conhecimentos para a prática; os professores reconhecem a importância da fundamentação teórica da Pedagogia do Esporte, mas afirmam não seguir nenhuma linha específica; a principal dificuldade enfrentada é a falta de material adequado; para os participantes a formação inicial e continuada é deficitária; os professores não dispõem de materiais de apoio para apoiar seus saberes curriculares; os saberes experienciais do trabalho e da história de vida são preponderantes para a construção de suas práticas. Concluímos então que os professores carecem de uma política pública que se preocupe com a qualidade dos serviços que são oferecidos aos participantes do programa de formação esportiva do município. Eles não contemplam o amálgama de saberes necessários para construção de sua prática, o que nos remete há um olhar sobre a formação inicial e continuada desses profissionais.

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