Resumo

O presente estudo é oriundo das discussões e reflexões desenvolvidas no meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que buscou estudar por via de entrevistas com professores, gestores e sujeitos da comunidade quilombola do Baixo Itacuruça no município de Abaetetuba-Pará como se dava o ensino da Educação Física (EF) em uma escola quilombola. Entretanto, aqui serão apresentados somente os resultados de uma das discussões feitas no meu TCC que analisou por meio dos sujeitos pertencentes ao quilombo como que a EF poderia contribuir na difusão da cultura quilombola. De acordo Furtado (2020), existem diferenças culturais, políticas, econômicas e pedagógicas existentes em cada região do Brasil, o que fatalmente gera diferentes práticas e formas de organização do conhecimento. Logo, tendo a EF enquanto uma disciplina que lida com as práticas corporais, torna-se importante se pensar na diversidade que se tem no país, e que está presente no dia a dia das diversas escolas. Dessa forma, penso que a Educação principalmente na disciplina da EF em comunidades quilombolas é um dos temas importantes a serem discutidos, visto que de acordo com Gonçalves (2020) no Brasil, os povos tradicionais têm suas próprias formas de organização social, seus valores simbólicos, tradições, conhecimentos e processos de constituição de saberes e transmissão cultural para as gerações futuras.

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