A corrida de orientação e o contexto escolar
Por Luiz Felipe Falconeri de Brito (Autor), Eliete Maria Silva Cardozo (Autor), Julio Vicente da Costa Neto (Autor).
Resumo
Os ambientes naturais estão sendo cada vez mais procurados para a prática de atividades esportivas, sejam elas em prol do lazer ou da melhoria da qualidade de vida, uma das questões da atualidade. Percebe-se uma nítida aproximação do cidadão com os ambientes naturais, utilizando os esportes de aventura e essa é uma tendência da sociedade contemporânea. O esporte de aventura está relacionado a um conjunto de práticas esportivas que acontecem a partir da interação do sujeito com a natureza. A corrida de orientação, por sua vez, considerada como um dos esportes de aventura praticados na cidade do Rio de Janeiro reforça a idéia de aproximação dos cariocas com os ambientes naturais. No Brasil a corrida de orientação teve início na década de 70, no ambiente militar, e nos anos de 1983, 1992 e 2006 foi sede de campeonatos mundiais. Como toda modalidade nova a corrida de orientação desenvolveu-se a partir da dedicação dos praticantes e da iniciativa pioneira de alguns indivíduos. Hoje existem aproximadamente 300.000 praticantes em 27 países sob a orientação da Federação Internacional de Orientação e é crescente o número de participantes, passando a ser uma realidade escolar em alguns países da Europa. Algumas diretrizes apontam para a necessidade de se ampliar e enriquecer as atividades das aulas de Educação Física escolar, possibilitando aos alunos conhecerem diversas manifestações da cultura corporal.