A corrida de orientação no contexto escolar
Por Cinthia Portes (Autor), Eliete Cardozo (Autor).
Resumo
Praticantes de orientação portando mapas e bússolas tentam visitar em menor tempo possível uma determinada quantidade de pontos, previamente definidos no mapa. Eles precisam identificar símbolos, compará-los com o terreno, localizar os pontos cardeais para alinhar o mapa a eles, apreciar as condições naturais, transpor obstáculos, planejar e realizar uma rota ideal para chegar aos pontos determinados. Apesar do ato de orientar-se ser tão antigo a ponto de se perder na história da humanidade, a orientação como esporte vem ganhando mais adeptos. Hoje há 300.000 praticantes, em 27 países, sob a égide da IOF. No Brasil, o esporte vem se difundindo desde a década de 70 e é crescente o número de participantes, incluindo os adeptos em idade escolar. A orientação é uma realidade escolar em alguns países como Suécia e Espanha. Este estudo visa compreender de que forma a orientação se relaciona com o contexto escolar, tem características qualitativas, buscando descrever essa realidade. Utilizamos entrevistas semi-estruturadas aplicadas a dez professores de Educação Física que atuam com atividades de orientação, relacionadas ao contexto escolar.