A cultura africana e afro-brasileira na educação física escolar: uma revisão sistemática da literatura
Por Samuel Feliciano Pereira (Autor), Denise Aparecida Corrêa (Autor).
Em IX Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Resumo
A presente pesquisa se situa no campo de estudo da Educação das Relações Étnico-Raciais na escola e teve como objetivo identificar e analisar a produção acadêmico-científica sobre a temática da cultura africana e afro-brasileira na Educação Física Escolar, por meio da revisão sistemática da literatura. Utilizamos como critério para o recorte temporal o levantamento da produção recente dos últimos cinco anos, entre 2018 e 2022, combinando os descritores “cultura africana”, “cultura afro-brasileira” e "Educação física escolar”. Para levantamento das teses e dissertações utilizamos as bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, os repositórios institucionais de quatro universidades públicas do estado de São Paulo – Brasil. A busca por periódicos foi realizada em duas bases de dados: a Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o Portal de Periódicos da CAPES. Deste levantamento, atenderam os critérios de inclusão vinte e duas produções das quais, dez correspondem a artigos publicados em periódicos, onze dissertações de mestrado (cinco mestrado profissional e seis mestrado acadêmico) e uma tese de doutorado. A análise das produções acadêmico-científicas, quanto aos objetivos dos estudos foram agrupadas em três categorias, a saber: identidade, saberes e vivências Africanas e Afro-brasileiras; Corporeidade negra e racismo; Currículo, didática e ensino. No que diz respeito ao contexto dos estudos, identificamos quatro de natureza bibliográfica, dois de natureza autobiográfica, uma pesquisa documental e quinze que envolveram pesquisa de campo, sendo seis realizados a partir de intervenções nas aulas de Educação Física, enquanto que nove estudos recorreram à técnica de observação em campo. Destacamos que uma produção foi realizada em diálogo com uma comunidade Quilombola e outra contemplou a integração dos conhecimentos com outros componentes curriculares, como: História, Sociologia e Arte. Com relação às etapas da educação básica, tivemos um estudo realizado na educação infantil, oito estudos nos anos iniciais do ensino fundamental, três nos anos finais do ensino fundamental e um estudo realizado no Ensino Médio. Quanto aos participantes, sete estudos englobaram somente educandos/as, quatro contemplaram apenas professores/as e seis estudos abrangeram educandos/as e professores/as. Consideramos que a análise preliminar do conjunto da produção acadêmico-científica, permitiu identificar que os estudos que discutem a Cultura Africana e Afro-Brasileira nas aulas de Educação Física, contemplaram os três níveis da Educação Básica com maior incidência de trabalhos nos anos iniciais do ensino fundamental. Tal dado indicou que a educação infantil e ensino médio requerem maior investimento na produção científica nesta temática de estudos com as crianças e os jovens no contexto escolar. Outro dado que chamou a atenção foi o número reduzido de pesquisas em escolas localizadas em comunidades quilombolas, sendo necessário estreitar os vínculos com os saberes tradicionais africanos e afro-brasileiros lançando luzes aos conhecimentos em suas comunidades originárias.