Resumo

A relação entre lazer, dança e jogos digitais é um tema ainda pouco investigado no campo do lazer. O termo jogos digitais representa todo e qualquer tipo de jogo que se mobiliza ou se sustenta em tecnologias digitais, abrangendo desde os videogames aos jogos de computador. Esse projeto busca pesquisar um tipo específico de jogo digital, no qual o jogador participa por meio da interação corporal de movimento. Dentre essas possibilidades, destaca-se o Just Dance 2015, que atrai um número crescente de adeptos possibilitando a interação da dança com as novas tecnologias. Além disso, é um jogo multiplataforma e tem uma comunidade virtual vinculada, intitulada como Community remix. Essa comunidade virtual aparece como uma possibilidade real e viável para a coleta de dados neste trabalho, que utilizará etnografia virtual como metodologia de estudo e como método interpretativo e investigativo para o comportamento cultural dessa comunidade, além da observação participante dos eventos realizados. Esse trabalho tem como objetivo descrever a prática desses jogadores enquanto corpos dançantes, buscando compreender o fenômeno dança no mundo digital. Essa apropriação dos meios tecnológicos pela dança é um caminho natural, já que a dança acontece no corpo e o corpo atual pode ser somado a uma série de recursos tecnológicos que ampliam as condições e significações do mesmo. Nesse sentido, a natureza da dança aflora como uma autêntica forma de expressão humana, presente na vida de todas as sociedades, em todos os tempos. Dessa forma, a dança é um modo de ser e existir no mundo. Não é apenas uma arte, é um modo de viver. A dança é uma linguagem social que tem como uma de suas funções a diversão e o prazer. Ao se voltar o olhar para o contexto específico do lazer, foco de atenção deste estudo, percebe-se que esses recursos tecnológicos já expressam novas tendências, ampliando, sobremaneira, as possibilidades de experiências enquanto corpos dançantes