A Dança e Seu Espaço na Escola: Educação Física ou Artes?
Por Beatriz Tondin, (Autor), Bruna Carolini de Bona (Autor).
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a compreensão dos acadêmicos das fases finais dos cursos de licenciatura em Educação Física e Artes, sobre o espaço da dança na escola. Baseamo-nos numa pesquisa de campo a partir de um questionário com 8 perguntas semiabertas. Conclui-se que apesar dos acadêmicos relatarem que há uma diferença da dança tratada na Educação Física e da dança tratada em Artes, os entrevistados reconhecem que ambas as disciplinas deveriam ministrar o conteúdo dança na escola. Entendemos que a dança não deve ser tratada com divisão nessas disciplinas, e sim compreendida em sua totalidade.
Referências
ALVARENGA, Valéria Metroski. O projeto de lei 7.032/10 prevê linguagens separadas. Revista de letras, artes e comunicação, Blumenau, v. 7, n. 3, p. 261-275, 2013.
BRASIL. Lei nº 9394/96: Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 5. ed. Brasília: Câmara de Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010. 60 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. 2. ed. Brasília: MEC/SEF, 1997. 96 p.
COLÉGIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. Sobre a dança na base nacional curricular comum (BNCC) da educação física escolar, 2015. Disponível em: http://www.cbce.org.br/upload/biblioteca/GTTS_DANCA_TEMA_EF_BASES_CURRICULARES_13_12_2015%20A.pdf. Acesso em: 30 set. 2016.
CBCE no debate sobre o conteúdo dança na base nacional comum do currículo, 2016. Disponível em: http://www.cbce.org.br/noticias-detalhe.php?id=1130. Acesso em: 30 abr. 2016.
SOARES, Carmen Lúcia et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
FERREIRA, Vanja, Dança Escolar: um novo ritmo para a Educação Física. 2. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2009. 80 p.
MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2007