Resumo
Na atualidade podemos vislumbrar o fortalecimento de uma base teórica fundamentada nas Ciências Humanas que tem colocado o Brasil na vanguarda da educação física no âmbito educacional. Paradoxalmente, as intervenções pedagógicas de grande parte dos professores desta área não correspondem aos discursos suscitados por estes estudos. A educação física no âmbito da educação básica esteve vinculada, historicamente, a três grandes paradigmas: higienismo-eugenismo, aptidão física e esportivização, sendo este último, ainda preponderante no processo de ensino e aprendizagem da educação física escolar. Além disso, ainda notamos a permanência do professor como a figura central deste processo, o que para as novas teorias da educação, não corresponde aos princípios e necessidades educativas do mundo atual. Para alcançar uma melhoria nas intervenções pedagógicas dos professores de educação física no âmbito da educação básica, precisamos necessariamente, uma melhoria no que tange o processo de formação docente inicial. Esta pesquisa investigou o programa da disciplina EF314 - Dança, desenvolvido no ano de 2009 na Faculdade de Educação Física da UNICAMP. O estudo objetivou verificar junto aos alunos que passaram pela disciplina, quais as contribuições ofertadas para a formação docente no que concerne ao conhecimento dança. Visto que um dos maiores problemas de inserir os conteúdos da cultura corporal de maneira crítica e reflexiva no espaço educacional da escola básica está diretamente ligado à formação insatisfatória dos futuros professores, buscou-se na disciplina EF314 - Dança, contribuir para a construção de um espaço de discussão e reflexão, no qual os alunos tiveram a oportunidade e liberdade de posicionar criticamente quanto ao seu processo de formação, participando, integrando-se e contribuindo de maneira efetiva para a construção do conhecimento dança. No que concerne à proposta didático-pedagógica da disciplina, buscou-se enfatizar a importância da formação do aluno como pesquisador-reflexivo, que busca através de seus estudos e suas ações, se torna co-responsável no processo de ensino e aprendizagem, permitindo assim criar uma relação equilibrada entre o ensinar e o aprender no âmbito do ensino universitário. Nesta perspectiva, parte-se do pressuposto que o educando é um sujeito possuidor de saberes que devem ser valorizados e socializados no ambiente universitário. A abordagem epistemológica adotada é a crítico-dialética, na qual o interesse é desenvolver a crítica e alimentar a práxis que transforma o real e liberta o sujeito dos diferentes condicionantes. De caráter qualitativo esta investigação utilizou como técnica de coleta de dados a análise documental e o grupo focal. Segundo os participantes da pesquisa o programa desenvolvido na disciplina EF314 - Dança contribuiu de maneira significativa neste processo de formação inicial ofertando saberes básicos da dança e sobre a importância da constante pesquisa para tornar a intervenção pedagógica do professor comprometida com os interesses e as necessidades do público atendido promovendo assim a ampliação de saberes relacionados à dança e ao mundo de uma maneira geral. Espera-se que a presente pesquisa se configure um importante estímulo nas discussões e reflexões acerca da formação e atuação do professor de educação física para tratar a dança em seus contextos, contribuindo assim, para um novo olhar acerca das manifestações corporais e sua relevância na formação do ser humano.