Resumo

A educação física já passou por várias mudanças significativa no decorrer dos anos, com as críticas e reivindicações, a escola foi modificada e consequentemente passou a receber mais alunos tornando-se um ambiente mais heterogêneo. A dança faz parte do tecido histórico da humanidade, sendo construída a partir da mistura e diversidade, cultos e crenças. Nesse sentido, a dança tornou-se uma expressão cultural que combina: movimento físico, ritmo, expressão e emoções múltiplas. Neste trabalho será apresentado o papel da dança na educação física e como a utilização da mesma, pode ser tão benéfica, principalmente aos alunos. A dança como expressão cultural tem história, sensibilidade e significado do povo que ela reproduz, sendo uma forma de linguagem, um modo de expressão que interage com o mundo. Partindo do entendimento e manifestação social da dança como uma das mais importantes formas de expressão humana, é importante ressaltar que ela enriquece a vida de quem a pratica. (Matos, Verde; Corrêa, 2019). Após algumas políticas de ações afirmativas, que tornaram obrigatório o ensino da cultura negra nas escolas, a dança passou a ser instrumento de mediação educacional em algumas disciplinas, como Artes e Educação Física, evidenciando o caráter transdisciplinar da dança, em função da sua dimensão enquanto conteúdo.

Referências
Andrade, M. M. D. D. (2010). Introdução à metodologia do trabalho científico. In Introdução à metodologia do trabalho científico (pp. 158-158).
Coletivo de autores. (1992). Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez.
Da Cruz, E. D., & da Silva Coffani, M. C. R. (2015). Dificuldades e desafios para o ensino de dança, nas aulas de Educação Física, no ensino fundamental II. Kinesis, 33(1).
Cuche, D. (2002). As noções de cultura nas ciências sociais. São Paulo: Edusc.
Fahlbusch, H. (1990). Dança moderna e contemporânea. Rio de Janeiro: Sprint.
Falsarella, A. P., & Amorim, D. B. (2008). A importância da dança no desenvolvimento psicomotor de crianças e adolescentes. Conexões, 6, 306-317.
Fornel, A. J., Fernandes, A., Caron, C., Silva, E., Moreira, M., Santos, R., & Moreira, V. (2006). Atividades ritmicas desenvolvidas nas escolas da rede pública e particular dos municípios de Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste (RO). Ciência & Consciência, 1.
Galhardo, P. J. S. (2000). Educação Física: contribuições à formação profissional. Ujuí: Unijuí.

Acessar