Resumo
Esta pesquisa reflete sobre a sistematização do conhecimento dança nas Escolas de Referência do Estado de Pernambuco. Apresenta como questão central: como é sistematizado o conteúdo dança nas aulas do(a)s Professore(a)s de Educação Física das escolas de Referência do Estado de Pernambuco? Tem como objetivo: analisar a sistematização do conhecimento Dança nas aulas de Educação Física das Escolas de Referência do Estado de Pernambuco. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de campo, com abordagem qualitativa (SANTOS FILHO; GAMBOA, 2000), de caráter descritivo (SAMPIERI, et al., 2006), na qual foi tomado por base o método hermenêutico-dialético (MINAYO, 2010). No estudo documental recorremos aos Planos de Ensino do(a)s professore(a)s, Programa anual de Educação Física e as Propostas curriculares de Pernambuco dos anos: 1989, 1992, 1998, 2006, 2010 e 2013. Os sujeitos da pesquisa foram 22 (vinte e dois) professores das Escolas de Referência, sendo Recife Norte 10 (dez) e Recife Sul 7 (sete). Os instrumentos utilizados para devida coleta foram gravados em dispositivo de áudio e câmera para filmagem. As técnicas utilizadas para a coleta de dados foram: o questionário com perguntas fechadas (GIL, 1999), a entrevista semiestruturada (MINAYO, 2010) e a observação participante (LUDKE; ANDRÉ, 2012). Para a etapa da análise dos dados, tomou-se como base a técnica de análise de conteúdo categorial por temática (BARDIN, 2011). Revelou-se como resultado deste estudo, a Orientação Teórico-Metodológicos (OTM`s) e os Parâmetros Curriculares de Educação Física do estado de Pernambuco (PCPE) apresentando um salto qualitativo comparado às outras propostas, pois mostram uma sistematização para conhecimento Dança através da organização didática por níveis de escolarização. Nos planos de ensino apresentados pelo(a)s professore(a)s de ambas as GREs, apresentou, em sua maioria, o planejamento prévio para as suas aulas embasado por componentes didáticos, uma vez que estes são elementos fundamentais para que ocorra a sistematização do conhecimento. Em contrapartida, as entrevistas evidenciaram que poucos professore(a)s apresentaram sistematização do conhecimento Dança, pois eles revelaram que a formação acadêmica e a experiência profissional do(a)s professore(a)s se mostraram insuficientes e com dificuldades para lecionar o conhecimento dança. Com isso, poucos apresentaram o domínio de conteúdo, a organização do conteúdo em suas aulas e ausência da formação continuada. Nas aulas observadas das professoras C e D apresentaram sistematização do conhecimento Dança na sua prática pedagógica, a partir das articulações do componente do planejamento de ensino com as categorias empíricas. Constatou-se que para haver a sistematização do ensino da dança se tornará importante que o(a)s Professore(a)s considerem na sua prática os componentes didáticos do plano de ensino e as seguintes categorias: experiência profissional, planejamento prévio, continuidade, organização do conteúdo, domínio do conteúdo e avaliação.