Resumo

Este artigo apresenta como objetivo, além de homenagear o cinquentenário do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria, contextualizar, registrar e refletir acerca das questões de formação em Dança e seus desdobramentos, a partir da área da Educação Física e, mais recentemente, da área de Artes. Os saberes autobiográficos são apresentados em forma de registros escritos e de imagens, assim como os atravessamentos do trabalho artístico-pedagógico realizado por participantes, acadêmicos, professores, pesquisadores, que fizeram parte desse processo histórico construído por essas duas áreas, nesta mesma instituição. Aponta perspectivas e possibilidades da consolidação da área de Dança no Centro de Educação Física e Desportos a partir da formação e da produção comunitária e acadêmica dos docentes que a constituíram até a atualidade.

Referências

DUARTE, G. O. O dançar na educação física escolar: a experiência estética no movimento humano. Revista Educação, Santa Maria, v. 32, n. 01, p. 241-254, jan./jun. 2007.

FEIJÓ, M. G. A Dança como Conteúdo integrante da Educação Física Escolar enquanto Corporeificação de Mundo Sensível. 1996. Dissertação (Mestrado em Ciência do Movimento Humano). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1996.

HASELBACH, B. Ästhetische Erzielung els beispiel der integration von tanz und bildender kunst. In: PAWELKE, R. Neue Sportkultur. Lichtenau: AOL, 1995, p. 298-304.

LABAN, R. Dança educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990.

MARQUES, I. A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999.

Acessar