A Derrota do Brasil Para o Uruguai no Jogo Final da Copa do Mundo de 1950 Pelas Páginas do Jornalismo de Revista Brasileiro
Por Júlio César Penariol (Autor), José Carlos Marques (Autor).
Em XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom
Resumo
Perder uma decisão de Copa do Mundo dentro do próprio país, no estádio especialmente construído para sediar o evento e completamente tomado por aproximadamente 200 mil torcedores, é um trauma que a seleção brasileira de futebol carrega até hoje em sua história. A derrota para o Uruguai em 1950, no Maracanã, também continua na memória dos torcedores e constantemente é lembrada pela imprensa atual do país. Mas e o jornalismo de revista brasileiro daquela época, que se fortalecia com a conquista de novos leitores e anunciantes, como será que noticiou esse fato esportivo? A partir de pesquisa documental, o artigo verificará como o revés naquela final foi retratado pelas duas revistas semanais de variedades mais lidas naqueles anos: Revista da Semana e O Cruzeiro.