Resumo

A intenção desta pesquisa foi refletir as relações de gênero nas aulas de Educação Física das turmas do 9oA/B, do ensino fundamental II da Escola Profo Iolanda Schineider Rangel. Tem por objetivo geral promover intervenções pedagógicas que estimulem a reflexão e a desnaturalização dos marcadores de gêneros nas práticas corporais. Utilizamos o planejamento participativo com os/as estudantes para selecionar e organizar as práticas corporais as quais foram vivenciadas e problematizadas juntamente com o tema gênero. Metodologia: Revisão de literatura. O processo de análise foi mediado com as seguintes estratégias: apresentação do projeto a comunidade escolar, implementação de questionários diagnósticos (estudantes, pais/mães/responsáveis, servidores/as), análises dos dados produzidos nos questionários, planejamento com os/as estudantes, apresentação dos dados coletados em seus questionários, atividades pedagógicas, roda de conversa, simulação de júri (decreto-lei), confecção de cartazes, charges, vídeos, músicas, fotografias, palestras/oficinas com parceiros/as nas intervenções metodológicas pedagógicas. A mediação da pesquisadora foi necessária para minimizar as tensões geradas durante as atividades, principalmente nas rodas de conversas. As práticas corporais trabalhadas na intervenção pedagógica foram sistematizadas em uma sequência didática, que está disponível na Internet, via link de acesso. O propósito deste material é servir de suporte didático para os/as colegas de profissão que intentem promover e fortalecer o debate de gênero em suas aulas de Educação Física estimulando a reflexão diária.

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