Resumo

A comunicação e o relacionamento interpessoal quando mediados pela tecnologia são tão complexos e ricos em detalhes e nuances quanto os estabelecidos no âmbito presencial. Muitos aspectos sobre a comunicação e a relação interpessoal à distância foram postulados pela literatura científica, mas escassos, e por que não afirmar praticamente inexistentes, são aqueles que buscam compreender, assim como pretende o objetivo deste estudo, o contexto do Treinamento Personalizado Online (TPO) e as relações estabelecidas entre treinadores personalizados e clientes durante este método de treinamento contemporâneo. Com foco em tais objetivos foi proposto o método fundamentado por uma pesquisa quanti-qualitativa destinada a explorar e descrever as percepções de sete treinadores personalizados online e oito clientes. Questionários sociodemográficos e específicos, disponibilizados via Google Docs®, e entrevistas semiestruturadas concretizadas através do aplicativo Whatsapp® e do bate-papo do Facebook® permitiram a coleta dos dados. Todo procedimento foi autorizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do IB da UNESP de Rio Claro/SP, o qual se pautou nos padrões éticos estabelecidos pela Resolução 466/12 do CNS. A interpretação dos dados, concretizada através da análise do conteúdo das respostas dos participantes, foi organizada nos seguintes temas: as percepções sobre o envolvimento dos participantes com o processo de TPO; as ferramentas tecnológicas utilizadas pelos participantes durante o TPO; as percepções dos participantes sobre sua comunicação e relacionamento interpessoal através do TPO. O processo de análise demonstrou que os participantes têm reduzida experiência com o TPO e o percebem como um método eficiente.

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