Resumo

Introdução: Algumas instituições, compreendendo o esporte como fenômeno complexo, desenvolvem trabalhos de difusão de modalidades não convencionais para aumentar o número de praticantes e fortalecer o cenário esportivo de maneira geral. Neste estudo, destacamos o floorball, esporte de invasão, semelhante ao hóquei sobre gelo. Objetivo: Considerando o contexto de expansão do floorball e as lacunas na literatura sobre adesão à prática, evidenciar quais fatores motivam a continuidade e o abandono é importante. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi identificar quais são as barreiras e os facilitadores percebidos pelos praticantes de floorball. Metodologia: Foram entrevistados onze praticantes de floorball (oito homens e três mulheres), com idade de 39±10 anos, residentes no estado de São Paulo, selecionados segundo dois perfis: i) atletas, quando praticantes em nível recreativo ou competitivo amador; ii) dirigentes, quando membros de associações, desempenhando funções de gerenciamento de equipes. Os depoimentos foram transcritos e analisados segundo o método do Discurso do Sujeito Coletivo. As ideias centrais presentes nos discursos foram categorizadas em barreiras e facilitadores e divididas em subcategorias relacionadas aos aspectos ambientais, intrínsecos e sociais. O estudo foi enviado para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (CAAE: 38440120.5.0000.5659) e aprovado (parecer CEP 4.417.142). Resultados: As principais barreiras são equipamentos (N=9) e espaço para a prática (N=8). Dentre os facilitadores destacam-se a própria modalidade (N=10) e o desempenho (N=8). Além disso, alguns fatores foram percebidos simultaneamente nas duas categorias, sendo os principais sentimentos e socialização (N=11). Conclusão: As principais barreiras para a prática do floorball são estruturais, considerando a necessidade de uso dos equipamentos e espaço adequado e os fatores intrínsecos são os que mais influenciam sua prática ou o abandono. A oferta de vivências e campeonatos podem ser estratégias para auxiliar na difusão.

Acessar