A Dinâmica do Componente Curricular Educação Física no Interior de Dois Colégios Militares de Goiânia
Por Raphael Henricke Pires Ribeiro (Autor), Heitor de Andrade Rodrigues (Autor).
Em Arquivos em Movimento v. 14, n 1, 2018. Da página 26 a 42
Resumo
O objetivo da presente pesquisa foi analisar a dinâmica instaurada no componente curricular Educação Física no interior de dois colégios militares, tendo como parâmetro a perspectiva dos professores de Educação Física. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa, orientada pelos pressupostos do estudo de casos múltiplos. Para coleta de dados elegeu-se a entrevista semiestruturada. A investigação ocorreu em dois colégios distintos, sendo um recém-militarizado e outro que passou por esse processo há mais tempo. Os resultados apontam que não há influência direta da gestão militar sobre as concepções de Educação Física dos professores e que há diferença significativa na organização curricular das escolas analisadas, com flagrante hegemonia do conteúdo esportivo na escola militarizada há mais tempo.
Referências
ALVES-MAZZOTTI, A.J. Usos e abusos dos estudos de caso. Cadernos de pesquisa, v.36, n.129, p. 637-651, set./dez. 2006. Disponível em . Acesso em: 02/12/2016.
BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Caderno Cedes, ano XIX, n.48, ago/1999. Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2016.
CASTELLANI FILHO, L. Educação física no Brasil: a história que não se conta. Campinas, SP: Papirus, 1988.
CASTRO, C. In Corpore Sano: Os militares e a introdução da educação física no Brasil. Antropolítica. Niterói, RJ, n. 2, p.61-78, 1º sem. 1997. Disponível em: . Acesso em: 02 jun. 2016.
CRUZ, L. A. de C. M. RIBEIRO, M. do E. S. R. C. Militarização das escolas públicas do estado de Goiás: uma reflexão sob os olhares de Glória Anzáldua e Michel Foucault. Mosaico. v. 8, n. 2, p. 199-205, jul/dez. 2015. Disponível em:
. Acesso em: 10 nov. 2017.
DARIDO, S.C. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2003.
FRANCO, M. L. P. B. Análise de Conteúdo. 2 ed. Brasília: Liber livro, 2007.
GALATTI, L.R.; PAES, R.R. Fundamentos da pedagogia do esporte no cenário escolar. Movimento & Percepção. Espírito Santo do Pinhal (SP), v.6.n.9, p. 16-25, jul/dez, 2006. Disponível em: . Acesso em: 16 jul. 2016.
GIL, A. C. Como classificar as pesquisas? In: GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo, SP: Atlas, 2007. p. 41-57.
GOIÁS. Reorientação curricular do 1º ao 9º ano: Currículo em debate -- Caderno 5. 2007. Disponível em . Acesso em: 29 nov. 2016.
GONZÁLES, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. Entre o “não mais” e o “ainda não”: Pensando saídas do não-lugar da EF escolar I. RBCE. v.1, n.1, p. 9-24, set. 2009. Disponível em: . Acesso em: 23 fev. 2016.
LEONARDO, L.; SCAGLIA, A.J.; REVERDITO, R.S. O ensino dos esportes coletivos: metodologia pautada na família dos jogos. Motriz. Rio Claro, v.15, n.2, p. 236-246, abr./jun. 2009. Disponível em . Acesso em: 22 jul. 2016.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MACHADO, G.V. Considerações acerca da pedagogia do esporte. In: MACHADO, G.V. Pedagogia do Esporte: organização, sistematização, aplicação e avaliação de conteúdos esportivos na educação não formal. 2012. 181f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) -- Faculdade de Educação Física, UNICAMP, 2012. p. 29-78.
MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28ªed. São Paulo, SP: Vozes, 2009.
OLIVEIRA, M. A. T. de; O esporte brasileiro em tempos de exceção: sob a égide da Ditadura (1964-1985) In: PRIORE, M. D.; MELO, V. A. de (orgs.). História do Esporte No Brasil: Do Império aos dias atuais. São Paulo-SP: UNESP, 2009. p.387-416.
PINHEIRO, V. L.; LUCENA, C. A. As escolas públicas de educação básica do estado de Goiás e a gestão da Polícia Militar. IN: ANAIS DA XII JORNADA DO HISTEDBR e X SEMINÁRIO DE DEZEMBRO. 2014. p. 543 -- 556. Disponível em:
. Acesso em: 10 nov. 2017.
RESENDE, H. G. de; SOARES, A. J. G. Conhecimento e especificidade da educação física escolar, na perspectiva da cultura corporal. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo: supl. 02. p. 49-59. 1996. Disponível em: . Acesso em: 10
nov. 2017.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa qualitativa crítica e válida. In: Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo, SP: Atlas, 2012. p. 90-103.
SCAGLIA, A.J.; REVERDITO, R.S.; GALATTI, L.R. A contribuição da pedagogia do esporte ao ensino do esporte na escola: tensões e reflexões metodológicas. In: MARINHO, A.; NASCIMENTO, J.V. do; OLIVEIRA, A.A.B. (Orgs.). Legados do esporte brasileiro. Florianópolis: UDESC, 2014. p. 45-86.
SOARES, C. L. Educação Física: raízes europeias e Brasil. 3 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino da Educação Física. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
TRIVIÑOS, A. N. S. Pesquisa qualitativa. In: TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. p. 116-175.