Resumo

A ginástica contemplada como uma das manifestações corporais mais antigas, desenvolvidas pelo homem, abrange hoje um grande número de modalidades e atividades. A ginástica artística, inserida na área da ginástica, desenvolveu-se como modalidade esportiva e em geral faz parte tanto das grades curriculares dos cursos de licenciatura, quanto dos conteúdos da Educação Física escolar. Assim, esse cohecimento num curso de licenciatura deveria capacitar o professor para a tarefa do ensino dessa manifestação gímnica na educação básica. No presente estudo objetivou se analisar a formação do licenciado em Educação Física no que se refere ao ensino da ginástica artística, sob a perspectiva de docentes universitários. Para tanto, nome ou como referencial teórico conceituações de sociologia propostas por Norbert Elias, no qual o autor se atém às configurações que os indivíduos formam entre si no contexto da sociedade. No âmbito destas configurações o autor discute, principalmente: relação de poder, teias de interdependência, envolvimento, distanciamento, alienação, entre outros conceitos diante das situações na vida cotidiana dos indivíduos. Tais conceitos do autor apresentaram-se pertinentes ao estudo já que se observaram as configurações da ginástica artística como conteúdo curricular e as relações que ela perfez até então entre os docentes e o espaço acadêmico do qual dispõem. Na revisão de literatura, abordaram-se temas relacionados à Educação Física, à docência no ensino superior, à ginástica e à ginástica artística. A metodologia pautou-se num estudo qualitativo, tendo como método de abordagem a história do tempo presente e enfocaram-se duas técnicas de coleta de dados: questionário e entrevista. Fizeram parte do estudo doze docentes de universidades públicas do Estado de São Paulo. Seus depoimentos foram analisados por definições temáticas a partir da análise de conteúdo. Os relatos, dispostos no texto de revisão de literatura, apontaram para a necessidade de uma reorientação da Ginástica Artística na licenciatura, para que esta se configure como disciplina pertencente a um currículo que pretende formar um professor que atue na escola. Talvez, por intermédio de uma nova concepção da ginástica artística durante ,seu ensino na formação profissional é que esta talvez possa chegar a contento na ,Educação Física escolar. Diante disso, pontuou-se que a atuação docente poderia estar ,voltada para um maior aporte das ciências humanas no contexto das disciplinas, pois a ,pretensão da manifestação para a escola é a de proporcionar vivências aos alunos, e não levá-los ao alto rendimento. Além disso, os docentes universitários, perante o que foi observado, poderiam orientar-se a partir da realidade das escolas atuais para a adaptação da modalidade, assim como estar preparados para uma re-construção da ,Ginástica Artística aos discentes, diferente da que eles apreciaram até então.

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