A Docência na Educação de Jovens e Adultos Sob o Olhar de Professores de Educação Física

Por Joelma de Souza Nogueira Dalarmi (Autor), Márcia Regina do Nascimento Sambugari (Autor).

Parte de Educação Física e Esportes: Diálogos Atuais . páginas 215

Resumo

Este capítulo apresenta parte dos resultados do estudo que investigou a constituição da docência de professores de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Focaliza a percepção do professor quanto à sua atuação, desvelando as dificuldades e os desafios vivenciados no trabalho pedagógico. Com abordagem qualitativa, a coleta de dados deu- -se por meio de entrevistas com quatro professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino (REE/MS) de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

As questões que pautaram o estudo foram as seguintes: 1) Qual a percepção do professor de Educação Física sobre o ensino na EJA, considerando-se a peculiaridade do perfil dos alunos?; 2) Quais as suas dificuldades e os desafios enfrentados para se trabalhar com a EJA?

Partindo dessa problematização, buscou-se, portanto, conhecer como ocorre a docência na EJA, desvelando os desafios vivenciados no trabalho pedagógico.