Editora Fontoura. Brasil 2021. 304 páginas.

Sobre

Resultante da iniciativa da Secretaria Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte de Mato Grosso do Sul (CBCE-MS), esta obra interinstitucional é relativamente extensa, posto que conta com a participação de 34 autores/colaboradores, radicados em sete estados brasileiros, situados nas regiões centro-oeste, nordeste, sudeste e sul, além do Distrito Federal. Os textos aqui reunidos são oriundos de 13 instituições de ensino superior – onde estão lotados os já mencionados pesquisadores participantes –, a saber: Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Em termos estruturantes, são 17 capítulos que expressam diferentes vozes científicas, trazendo a lume estudos inéditos, todos recentes, que justificam a participação num volume cujo título – Educação Física e esporte: diálogos atuais – remete à compreensão imediata de contato com pesquisas levadas a termo nos dias que correm. Outra particularidade comunicada já no título é a pluralidade dialógica presente entre os colaboradores – e também entre os textos –, que gera, naturalmente, uma sequência sem divisões/seções por eixos temáticos, uma sequência que considera a alteração/gradação temática dos escritos, privilegiando a proximidade sequencial entre os enfoques mais agermanados, resultando num todo orgânico, composto por visões diversas, que proporcionam um panorama claro da essencialidade da Educação Física e do esporte no momento atual, sem a pretensão, está claro, de tanger ou mesmo esboçar a totalização temática em vigor. Em síntese, essa dialogicidade ancorada na diversidade de enfoques e abordagens, que é a proposta maior da obra, naturalmente impõe-se como fundamental, tornando imprópria a divisão por eixos temáticos e, por conseguinte, privilegiando a sequencialidade fluida, destituída de interrupções por blocos ou conjuntos compartimentados de capítulos. Destarte, aclaradas as razões que sustentam a opção xi 12 Educação Física e esportes: diálogos atuais pelas particularidades que acabaram por caracterizar a estruturação da obra, passemos aos comentários prévios dos capítulos que a compõem. ..

Sumário

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