Processo de Criação em Dança: Uma Possibilidade Inclusiva Para Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (tea)

Parte de Educação Física e Esportes: Diálogos Atuais . páginas 291

Resumo

A educação inclusiva requer a reelaboração de vários conceitos consagrados pela tradição escolar e não só, mas também, em toda as dimensões educativas, principalmente no que se refere à organização e ao funcionamento da escola, à formação de professores e às práticas pedagógicas. Esse é o grande desafio que professores e gestores escolares são convidados a enfrentar cotidianamente para que o processo educativo de qualidade ocorra. Não basta permitir o acesso à escola, é preciso enfrentar as diversidades que a inclusão proporcionará. Nesse contexto de desafios, situamos nosso texto que se desenvolve pelo questionamento: como repensar as aulas de dança na Educação Física escolar inclusiva tendo como propósito a formação humana do aluno autista, bem como de todos os demais? Ao falarmos de formação humana estamos nos referindo a um processo complexo, que ocorre durante toda a existência da pessoa e tem como finalidade o desenvolvimento da totalidade dos homens. Entendemos a escola como solo fértil para essa formação, pois esse ambiente propicia o exercício da vida em sociedade e requer dos alunos o desenvolvimento de todas suas potencialidades, para além do domínio dos conteúdos presentes nas matrizes curriculares. 

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