O Jogo e o Lúdico na Constituição das Experiências de Si: Valorizando a Escuta e o Protagonismo nas Reflexões Sobre Gênero, Sexualidade e Identidades

Parte de Educação Física e Esportes: Diálogos Atuais . páginas 261

Resumo

Para começo de conversa Dada a dimensionalidade deste texto, busco1 , partindo da trajetória de construção do ‘ser-pesquisadora’ e observando as nuances que se entrecruzam na produção de saberes, a (re)constituição das trilhas metodológicas consubstanciadas ao longo desse percurso que possam subsidiar ponderações acerca dos modos de fazer pesquisa, considerando, especificamente, a escuta e o protagonismo na edificação de diferentes saberes construídos com a participação de crianças e adolescentes, alcançando também, nesse trajeto, a perspectiva da formação de professores.

Não é possível falar de escuta e protagonismo sem refletir sobre a constituição das identidades dos sujeitos, aspecto no qual ocorre o entrecruzamento de várias categorias. As trilhas percorridas em vivências pessoais, políticas e acadêmicas levaram-me a questionar as relações desiguais que se estabeleceram (estabelecem) no âmbito da formação das identidades de gênero, sexualidade, raça, classe e geração, destacando o valor da categoria teórico-prática da interseccionalidade, “[...] que mostra o cruzamento/imbricação de diferentes formas de dominação – opressão multifacetada e simultânea [...]” (REA, 2017, p.44).  

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