A Docência Numa Perspectiva Inclusiva: Um Olhar Para a Educação Física Adaptada.
Por Maria Petrília Rocha Fernandes (Autor), Edine Dias Pimentel Gomes (Autor), Lia Gomes da Frota Machado (Autor), Miguel Ferreira Damasceno (Autor), Felipe de Aguiar da Silva (Autor).
Resumo
A escola, numa perspectiva inclusiva, prevê o acesso e participação de todas as pessoas com deficiência às atividades propostas pela escola, conforme suas possibilidades e capacidades, propondo um novo olhar sobre o sistema educativo. Neste sentido a Educação Física Adaptada (EFA), trás um leque de possibilidade e contribuições ao processo de inclusão, através de estratégias e metodologias que permitem o desenvolvimento integral do ser humano. Desta forma, tem-se como objetivo analisar os diversos aspectos pedagógicos que implicam na inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física. Trata-se de um estudo de campo, com caráter exploratório e descritivo, a partir de uma abordagem quantitativa. O universo da pesquisa foi composto por dez professores de Educação Física, lotados nas escolas da rede municipal de ensino, do município de Sobral. Para coletar os dados, realizou-se questionário com questões objetivas. Os resultados obtidos retratam alunos com deficiência existentes nas escolas, e muitas lacunas na formação inicial e continuada dos professores de Educação Física, no que diz respeito ao trabalho com o aluno deficiente. Portanto, este trabalho possibilitou novas reflexões acerca da prática docente do professor de Educação Física, sugerindo à este, um planejamento mais criterioso e a adequação das atividades propostas nas aulas teóricas e práticas, respeitando a diversidade humana, de forma a atuar como uma poderosa ferramenta de inclusão.