A doutrina da educação em kant

Parte de Corpo, disciplina e educação física: o conceito de disciplina em kant e seus aportes para o cuidado com o corpo na contemporaneidade . páginas 63 - 92

Resumo

Para Kant o ser humano, para se tornar homem completo, necessita da educação. Este tema permeia a obra kantiana e encontra, no texto Sobre a pedagogia, material escrito por Theodor Rink, discípulo de Kant durante as lições de pedagogia do filósofo alemão, na Universidade de Königsberg, sua mais específica explanação. De acordo com Dalbosco,Não se tem a certeza de onde terminam as ideias de Kant e onde iniciam as de Rink em Sobre a pedagogia, haja vista o filósofo não ter tido contato com o material sistematizado por seu seguidor. No entanto, o pensamento de Kant acerca da educação está posto de forma clara e se divide em duas grandes áreas, a saber: a Educação Física, ou cultura, e a Educação Moral, ou moralização. A partir disso, ambas se ramificam da seguinte forma: a cultura se divide em física, que comporta a parte negativa (o cuidado e a disciplina) e a parte positiva (a instrução, ou habilidade); e prática ou a moralização, que possui três partes: habilidade, prudência e moralidade. A moralização, ou Educação Moral, contém em si a moralidade.