Editora EDUCS – Editora da Universidade de Caxias do Sul. None None. 130 páginas.

Sobre

Segundo o livro, Sobre a pedagogia (Über Pädagogik), Immanuel Kant afirma que “o homem é a única criatura que precisa ser educada” (UP A1) e que “o homem não pode se tornar um verdadeiro homem senão pela educação. Ele é aquilo que a educação faz dele” (UP A7). Pois bem, deixando de lado a polêmica que antecedeu a publicação das preleções sobre a educação em Kant, em 1803, o escrito, intitulado Sobre a pedagogia (Doravante: UP), foi organizado e publicado sob a direção do aluno de Kant, Friedrich Theodor Rink (1770-1811). Segundo Irrlitz, a pedagogia formou um dos campos centrais da consciência do esclarecimento (Aufklärung) (IRRLITZ, 2002, p. 502). O homem, enquanto ser vivo e racional, tem disposição para a humanidade. Ele é criatura que precisa ser educada e disciplinada, pois, segundo Kant, o homem torna-se verdadeiro homem pela educação (UP A7). Cabe, por conseguinte, à disciplina a possibilidade de impedir ao homem desviar-se do seu destino, isto é, impedi-lo de desviar-se da humanidade, através das suas inclinações animais (UP A3). Concerne, por conseguinte, à educação tornar o homem um verdadeiro homem (UP A7), porque “a disciplina transforma a animalidade em humanidade” (UP A2). E, nesse sentido, “a espécie humana é obrigada a extrair de si mesma pouco a pouco, com suas próprias forças, todas as qualidades naturais, que pertencem à humanidade” (UP A2).

Sumário

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