Educação física, corpo e educação

Parte de Corpo, disciplina e educação física: o conceito de disciplina em kant e seus aportes para o cuidado com o corpo na contemporaneidade . páginas 93 - 122

Resumo

É importante recordar as páginas do primeiro capítulo do presente texto. Elas retratam uma burguesia dominante em meados do século XIX, a qual tinha por objetivo o controle da economia, e isso se refletia principalmente na mão de obra. O trabalhador precisava ter habilidades como a de ler; no entanto, isso lhe conferia uma possibilidade de independência um tanto perigosa para a continuidade da exploração de seu trabalho (SOARES, 1994, p. 60). Outro ponto absolutamente relevante no contexto é que, para a manutenção da força de trabalho, na época, era imprescindível a conservação da instituição das famílias, as quais, a partir daquela época, começaram a ser ameaçadas pelos perigos dos males da sociedade, que se traduziam pelos vícios, pela prostituição e pelo crime (SOARES, 1994, p. 59-60). Era necessário manter a ordem social por meio de um corpo físico saudável. Assim, os exercícios físicos foram introduzidos com um caráter utilitário e conservador, no sentido de manter o status quo. Posteriormente, a Educação Física39 foi tomada como grande bem para todos os males e adquiriu destaque