Resumo

O acervo de textos e estudos relacionados à educação dos sentidos com o olhar voltado à Educação Física ainda são escassos, com isso, neste trabalho optamos pela pesquisa de cunho bibliográfico, com o intuito de realizar um levantamento de referenciais sobre a educação dos sentidos e os saberes da experiência. Para enriquecer as discussões, promovemos um diálogo entre os campos: filosófico, biológico e cultural e nos propusemos investigar quais as contribuições da educação dos sentidos para a formação de professores de Educação Física, além de investigar as relações entre os saberes da experiência e a educação do sensível para a formação dos sujeitos. Neste sentido, podemos concluir que a partir dessa relação sensível entre sujeito e mundo, estabelecida por meio dos sentidos, o professor é capaz de ter um olhar diferenciado frente as suas condutas e sua atuação, pode ser um agente facilitador e instigador do aprendizado dos alunos e assim transformar a sua práxis. Além disso, com relação aos alunos, estes podem se tornar produtores de conhecimentos, construtores e transformadores do seu mundo.

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