A Educação Esportiva e Gênero na Escola Pública: Posicionamento Docente Positivo Diante do Fazer Esportivo de Meninas

Por: e Simone Cecilia Fernandes.

Gênero e Sexualidade no Esporte e na Educação Física.

Send to Kindle


.Resumo

Este artigo tece reflexões sobre as relações de gênero nas aulas de educação física escolar, considerando algumas ocorrências que envolvem o ensino de esportes coletivos a meninas na escola pública. Os dados aqui apresentados fazem parte de uma tese de doutorado defendida em 2016, a qual contou com a realização de oito entrevistas semiestruturadas de docen- tes da rede pública de ensino municipal da cidade de Campinas, SP. Destas entrevistas, cinco foram realizadas com professoras e três com professores1.

Estas professoras e professores foram selecionadas(os) considerando as escolas com maior participação de equipes femininas nos jogos escolares municipais da cidade e também as colocações nos resultados finais desses jogos. Esse último critério considerou o pressuposto de que, para uma boa classificação nos jogos, ocorreu uma educação esportiva na escola que qua- lificou os fazeres esportivos das meninas, capacitando-as, inclusive, para participar de uma competição extraescolar. Compreendemos que a educação física tematiza diferentes conteúdos da cultura corporal, e que o ensino de esportes coletivos nas aulas não se restringe às práticas de competição, sendo estes pressupostos utilizados somente para selecionar uma amostra docente para as entrevistas, as quais seguiram com roteiro semiestruturado investigando o ensino de esportes coletivos às meninas nas aulas de educação física na escola pública.

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.