A Educação Física Aliançada na Educação e Reeducação Psicomotora: Uma Prática Afetiva/efetiva

Por

Parte de Processos de Ensino e Aprendizagem na Hipermodernidade . páginas 11

Resumo

O estudo investiga a importância da Psicomotricidade na educação corporal do sujeito biopsicossocial através da terapia psicomotora, estimulando o sujeito em sua integralidade: cognitiva, afetiva e, física para a melhoria da qualidade de vida e saúde dos pacientes atendidos na saúde pública do Rio de Janeiro no Brasil. Mostraremos evidências e a relevância da ciência da Psicomotricidade atrelado com as atividades da Educação Física e, da atuação profissional do Educador Físico nos atendimentos de terapia psicomotora. A pesquisa engloba, ainda, um vasto acervo de literaturas científicas de autores e, pesquisadores das áreas da Psicomotricidade, Aprendizagem Motora, Adaptação Neural, Neurociências, Educação Física, Programação Neurolinguística, Psicologia, Saúde, Desenvolvimento do Adulto e na Educação, afirmando a importância do trabalho para o sujeito em sua integralidade. A investigação é amparada através de ampla revisão bibliográfica de artigos científicos e livros, porém, com depoimentos de pacientes em anexos documentados e links de vídeos de atendimentos e depoimentos divulgados na Argentina pela Revista EFDeportes.com, com amostragem em evidencias de várias fotos do trabalho desenvolvido na pesquisa com os pacientes, além disso, o trabalho foi divulgado como referência de estudo no Brasil pela Revista Educação Pública CEDERJ e, no Conselho Federal de Educação Física, no entanto, foram convidados alguns profissionais das áreas da Saúde e Educação para enriquecerem esta obra com suas observações e produções intelectuais inéditas atestando a importância deste trabalho para a sociedade, no entanto, anexamos alguns reconhecimentos do trabalho de Educação Física pela Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo e pela população de São Gonçalo pelas mídias sociais. Também foi abordada a área de intervenção da Psicomotricidade na vida dos pacientes, sendo estas: a educação corporal, a reeducação corporal e a terapia psicomotora. Observamos a importância do afeto, do cognitivo e do movimento como estímulos sensoriais positivos para o desenvolver do trabalho com o ser humano para o desenvolvimento dos pacientes assistidos, que faz toda a diferença para mudanças de realidades, condutas, comportamentos, atitudes para a melhoria da saúde e qualidade de vida no seu cotidiano. O trabalho aponta o lado positivo do Educador Físico como possibilidade de acesso à reabilitação psicomotora de pacientes com deficiências adquiridas, congênitas, mentais, doenças autoimunes, idosos, adultos sedentários e com comorbidades (conjunto de doenças). Demonstraremos que a intervenção do Educador Físico é fundamental para o trabalho. Esta pesquisa, assim, pretende mostrar a importância da Psicomotricidade e de sua teoria aliançada á vivência no trabalho laboral exercem muitos benefícios para os pacientes e, que o Educador é uma figura muito influenciadora nos atendimentos. E que o cognitivo, o movimento e o afeto são aspectos básicos da Psicomotricidade fundamentais para a estimulação, acolhimento, terapia e, reabilitação dos pacientes em sua integralidade na vida diária.