Resumo

Esse estudo investigou a estrutura curricular de educação infantil e ensino fundamental I de uma escola cuja organização curricular se baseia no PYP (Primary Years Programme), modelo de currículo integrado organizado por temas transdisciplinares elaborado, implantado e supervisionado pelo IB - International Baccalaureate. A forma de organização das ações educativas propostas pelo PYP se contrapõe aos princípios do modelo linear disciplinar, estruturado tradicionalmente a partir da justaposição de disciplinas, geralmente isoladas umas das outras. Essa investigação partiu do pressuposto de que as limitações da organização linear disciplinar não atendem às necessidades de uma escola imersa numa sociedade onde cada vez mais os aspectos econômicos, culturais, políticos, ambientais, científicos, etc. se mostram interdependentes. A revisão de literatura fundamentou este trabalho a partir do desenvolvimento dos paradigmas da ciência e da indústria, da discussão sobre os conceitos de disciplina, currículo integrado, transdisciplinaridade e de propostas de ensino baseadas em modelos de currículo integrado e métodos globalizados. A investigação foi realizada a partir de dois estudos, a saber: (I) descrição e análise das características e pressupostos do programa PYP e, (II) a articulação da educação física ao currículo transdisciplinar. A escolha metodológica pelo estudo de caso etnográfico reuniu no estudo I professores de classe e professores especialistas de diversas áreas e, no estudo II professores de educação física. A investigação pautou-se na descrição densa e análise de documentos, das entrevistas semi-estruturadas reflexivas e da observação participante durante reuniões com professores. Os principais aspectos observados revelaram algumas dificuldades, tais como: compreensão dos conceitos essenciais, elaboração de conexões entre o conteúdo disiciplinar e unidades de investigação, articulação do que foi previamente planejado com questões que emergem do cotidiano. Também foram identificados avanços, como por exemplo: o pensamento linear disciplinar dos professores de educação física deu lugar a uma visão mais ampla e integrada de educação, o modelo diretivo de ensino modificou-se na direção de um modelo mais construtivo e reflexivo, a organização curricular transdisciplinar permite que conhecimentos disciplinares sejam contemplados nas unidades de investigação sem a forma estereotipada de uma disciplina

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