Resumo

A escola, como um lugar que tem responsabilidades sociais, não pode fechar os olhos para as diversas culturas que estão presentes dentro e fora dela. A Educação Física Escolar (EFE), ao trabalhar com a cultura corporal de movimento, deve buscar meios pelos quais tornar o processo de desenvolvimento dos indivíduos na escola um processo cultural que acolhe as culturas e conscientiza a todos sobre elas, pois os seres que ali freqüentam são mais que corpos biológicos, são corpos culturais que carregam suas marcas, saberes, gostos, tradições, etc. Por isso, o presente estudo tem como objetivo identificar na literatura, propostas que possam ajudar professores(as) a tornar a EFE mais cultural, a fim de contribuir para o melhor desenvolvimento social dos indivíduos. A metodologia utilizada é a Revisão de Literatura com recorte temporal entre 2019 e 2023, onde os estudos foram separados de acordo com a solução proposta por eles. O estudo se encontra na fase de revisão da bibliografia selecionada, onde já foi possível identificar alguns resultados. Os estudos apresentam formas de trabalhar a cultura em diferentes objetos de conhecimento da EFE e com diferentes objetivos específicos, mas todos com foco principal na cultura. Já é possível ter uma prévia conclusão de que existem instrumentos que auxiliam a tornar o processo de desenvolvimento na EFE mais cultural, o que abre brecha para outras questões: os professores estão colocando isso em prática? Se não, por quê? A cultura tem um papel incontestável na EFE, por isso é importante que professores(as) tenham consciência disso para desempenhar esse papel.

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