Resumo

Neste trabalho, meu principal objetivo consiste apresentar uma interpretação histórica do processo de consolidação e valorização da disciplina de Educação Física no Ginásio Paranaense (hoje, Colégio Estadual do Paraná) entre os anos de 1931 e 1951. O recorte temporal foi definido tendo como marco inicial a reforma do ensino secundário, através do Decreto n.° 19.890, de 18 de abril de 1931, conhecida também como Reforma Francisco Campos. Por outro lado, o que delimita o recorte é a inauguração do novo prédio do Colégio Estadual do Paraná, em 29 de março de 1950 e, mais especificamente, a entrega, em 27 de outubro do ano seguinte, das instalações da Educação Física. Através da análise de aspectos caros às disciplinas escolares, apresento de que forma as questões relativas à Educação Física foram tratadas nos aspectos legislativos e normativos e também na apropriação destes discursos na realidade da instituição de ensino analisada. Para atingir os objetivos propostos, o presente trabalho está estruturado em três capítulos. No primeiro, apresento de que forma a Educação Física foi ganhando importância nos discursos e nos conteúdos das reformas educacionais e como esta valorização foi refletida na realidade do Ginásio Paranaense (Colégio Estadual do Paraná). Neste capítulo, também realizo uma análise dos professores responsáveis pela disciplina, indicando que antes da fundação de escolas superiores de Educação Física diversos sujeitos com outras formações tiveram a incumbência de conduzir as aulas. No segundo capítulo analiso o cerne da disciplina, qual seja, os programas e os conteúdos da Educação Física. Mostro que o chamado Método Francês foi o conteúdo predominante nas aulas da instituição, muito embora as fontes sinalizem para o início de um processo de esportivização das aulas nos anos finais da década de 1940, deixando os exercícios ginásticos relegados a um segundo plano. No terceiro capítulo, apresento de que forma a disponibilização de espaços e materiais para a Educação Física foi entendida e como a instituição tratou de solucionar alguns óbices que prejudicavam o desenvolvimento da Educação Física. É possível perceber que a Educação Física passou de uma situação de precariedade, com poucos investimentos no que se refere aos espaços e materiais, para resultar, no meu entendimento, no ápice de um processo de valorização, com a disponibilização de uma quantidade considerável de materiais, com uma área de proporções grandiosas destinada às suas atividades e com a formação de um quadro de professores egressos de escolas de Educação Física. Sinalizo também para um início de esportivização das aulas de Educação Física no Colégio Estadual do Paraná, máxime em virtude da configuração dos espaços e materiais da Educação Física.

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