A Educação Física e o Trabalho Educativo Inclusivo
Por Anais Suassuna Simoes (Autor), Ana Rita Lorenzini (Autor), Rosangela Gavioli (Autor), Iraquitan de Oliveira Caminha (Autor), Marcílio Souza Júnior (Autor), Marcelo Soares Tavares de Melo (Autor).
Em Movimento v. 24, n 1, 2018. Da página 35 a 48
Resumo
Analisamos o trabalho educativo nas aulas de Educação Física (EF), discutindo-o na sua relação com os propósitos da inclusão de estudantes com deficiência numa escola regular privada. No geral, alinhamos a investigação com a base teórica crítico-dialética e, nesta, o método da ascensão do abstrato ao concreto elaborado por Kosik (2011). Utilizamos o estudo de caso via estudo documental (o planejamento da professora, o Projeto Político Pedagógico e os perfis da turma) e de campo, tendo como sujeitos: a professora, a coordenadora, a psicóloga, a diretora e 21 estudantes. Concluímos, após doze aulas observadas, que houve aproximação com a EF Crítico-Superadora, mediante adequações no planejamento das aulas, das atividades e dos materiais utilizados, visando à apropriação dos estudantes sobre o conteúdo tratado. As análises dos documentos e entrevistas explicitaram que não houve restrição à participação dos estudantes com deficiência, revelando a concretização do trabalho inclusivo.