Resumo

Esta pesquisa trata das relações de gênero estabelecidas entre professor/a e alunos/as nas aulas de Educação Física dentro de escolas de Educação Infantil. Para a realização de tal, foram feitas observações de aulas de um professor e uma professora, ambos graduados em Educação Física, que lecionam em escolas públicas no município de Vinhedo, interior do estado de São Paulo. Em meio às observações, foi realizada uma entrevista com esses mesmos docentes, a fim de relacioná-la com suas práticas na rotina escolar. Focalizando trechos da aula e da entrevista do e da docente que deixem transparecer aspectos relacionados à categoria gênero, busco analisar de que forma tais situações podem colaborar para reforçar ou romper paradigmas sociais que classificam e hierarquizam homens e mulheres, meninos e meninas. Veremos que dentro da especificidade de cada um, as diferentes formas de trabalho entre a professora e o professor caracterizam expectativas e incentivos distintos para meninos e meninas, apresentam formas variadas de lidar com o sucesso ou o fracasso de um e outro gênero e como outros aspectos tais quais falas e gestos são efetivos na produção de comportamentos. Procuro assim refletir sobre os modos como o professor e a professora interferem e produzem significações nas relações de gênero durante suas aulas. Pensando na escola como o primeiro momento coletivo de educação, torna-se fundamental identificar como acontecem essas relações no interior da instituição escolar para refletirmos sobre ações acerca da igualdade de gênero e buscar extinguir práticas sexistas 

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