A Educação Física em Escolas de Tempo Integral de Arapiraca- Alagoas: Realidade, Contradições e Possibilidades Para o Trabalho Pedagógico na Direção da Formação Omnilateral
Por Joelma de Oliveira Albuquerque (Autor), Deysianne França Matos Silva (Autor), Vannina de Oliveira Assis (Autor), Irinaldo Deodato Silva (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o trabalho pedagógico em escolas de tempo integral do município de Arapiraca – Alagoas e identificar a perspectiva de formação do aluno por meio da análise de documentos que registram as características destas escolas. Os parâmetros teórico-metodológicos utilizados têm como base a teoria do conhecimento materialista histórico-dialética. Foi possível constatar que os documentos analisados carecem base teórica coerente e consistente; e que estes não expressam a concepção de desenvolvimento integral das pessoas, estando muito mais voltado para a avaliação e acompanhamento dos estagiários do que explicitando, para além das atividades práticas imediatas, suas perspectivas para a formação das crianças e jovens, a qual vem se dando de forma unilateral.