Resumo

O presente trabalho teve por objetivo descrever e caracterizar a inserção da temática Educação Física no Ensino Médio no âmbito dos periódicos nacionais de Educação Física e Esporte (período 2005-2010). Foram explorados 3313 artigos publicados em periódicos classificados nos extratos A e B do sistema Qualis/CAPES. Destes, 31 artigos (1,06%) trazem a temática da Educação Física no Ensino Médio. Baseando-se na proposição de ANTUNES et al.14, foi possível classificar estes 31 artigos nas seis categorias seguintes: Processo Ensino-Aprendizagem e Indefinido: oito artigos (25,80% cada); Finalidade: sete (22,6%); Caracterização: seis (19,35%); Epistemologia: dois (6,5%); e Formação de Professores: nenhum artigo (0%). Os dados revelam uma restrição na produção de conhecimento no campo da Educação Física e Educação Física no Ensino Médio, sugerindo a necessidade de desenvolver um entrecruzamento estratégico das dimensões epistemológicas da área com as pesquisas de caráter aplicado, perpassando pelas questões inerentes ao processo de formação docente.
 

Acessar Arquivo