A Educação Física Escolar Como Tema da Produção do Conhecimento nos Periódicos da área no Brasil (1980-2010): Parte Ii
Por Valter Bracht (Autor), Bruno Faria (Autor), Claudia Moraes (Autor), Erivelton Fernandes (Autor), Felipe Quintão de Almeida (Autor), Filipe Ghidetti (Autor), Ivan Gomes (Autor), Maria Rocha (Autor), Thiago Machado (Autor), Ueberson Ribeiro Almeida (Autor), Vinícius Penha (Autor).
Em Movimento v. 18, n 2, 2012. Da página 11 a 37
Resumo
Nesta segunda parte do estudo, apresentamos uma análise da produção do conhecimento sobre Educação Física Esc olar veiculada em quatro dos principais periódic os brasileiros: Movimento, Revista Brasileira de Ciências do Espor te, Motrivivência e Pensar a Prátic a. As análises centraram-se nas três categorias identificadas na primeira parte dest a public ação, quais sejam: Fundamentação, Intervenção e Diagnósticos. Foram discutidas as principais pr oblematizações, orientaç ões teór icas , perspectivas metodológicas que norteiam os estudos publicados, bem como o que eles apontam a partir dos resultados como perspectivas e indicações. Destacamos nas conclusões a crescente pluralidade das abordagens teóricas (após um período inicial - década de 1980 - de grande predomínio da perspectiva marxista), um maior equilíbrio entre estudos ensaísticos e pesquisas empíricas (após, também, grande predomínio dos ensaios) e, ainda, a presença e a influência, agindo como pano de f undo da produção do conhecimento sobre esse tema, do chamado Movimento Renovador da Educação Física brasileira.
N