Resumo
O presente estudo demonstrou haver a Educação Física recebido, desde o início da Época Contemporânea, as mais diversas influências culturais, econômicas e político-ideológicas. Constatou-se ainda que, apesar dessa diversidade, a Educação Física – assim como a Educação – pode ser observada a partir de duas posições antagônicas. Estas receberam, na presente dissertação, as denominações de comportamentalismo e humanismo. Refletiu-se, a título de revisão da literatura, a cerca dos conceitos de homem propostos por Skinner e Rogers, com as respectivas implicações pedagógicas. Daí inferiram-se dados que levaram a considerar a opção humanista como a mais adequada para a Educação cumprir um papel significativo na sociedade. No entanto, verificou-se também que a Educação Física Escolar brasileira retrata um perfil comportamentalista, onde a utilização de técnicas diretivas afastam-na dos ideais humanistas que se pretende defender. A seguir, discutiram-se alguns princípios baseados em pressupostos de inspiração humanista. Estes levariam a estabelecer um corpo doutrinário que orientasse a Educação Física Escolar em direção aos seus reais objetivos.