A Educação Física, a Formação do Cidadão e os Parâmetros Curriculares Nacionais
Por Suraya Cristina Darido (Autor), Irene Conceição Rangel-Betti (Autor), Glauco Nunes Souto Ramos (Autor), Zenaide Galvão (Autor), Lílian Aparecida Ferreira (Autor), Eduardo Vinicius Mota e Silva (Autor), Luiz Henrique Rodrigues (Autor), Luiz Sanches Neto (Autor), Gustavo Pontes (Autor), Felipe Cunha (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 15, n 1, 2001. Da página 17 a 32
Resumo
O Ministério da Educação e do Desporto, através da Secretaria de Ensino Fundamental, inspirado no modelo educacional espanhol, mobilizou um grupo de pesquisadores e professores no sentido de elaborarem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Os PCNs têm como função primordial subsidiar a elaboração ou a versão curricular dos estados e municípios. Neste estudo procurou-se analisar a proposta de Educação Física para os 3o. e 4o. ciclos (5a. a 8a. séries do ensino fundamental) contida nos Parâmetros Curriculares, área Educação Física, procurando desvelar os seus aspectos inovadores, bem como apresentar e discutir as críticas formuladas aos documentos, desde os seus pressupostos teóricos, processo de elaboração e realização dos PCNs. A metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa, através de análise bibliográfica. Os PCNs - área Educação Física para o 3o. e 4o. ciclos, apresentam alguns avanços e possibilidades importantes para o componente curricular, embora muitas destas idéias já estivessem presentes no trabalho de alguns pesquisadores. Contudo, o texto publicado pelos PCNs auxiliou na organização destes conhecimentos, articulando-os nas suas várias dimensões. Como principais contribuições podem ser considerados os seguintes aspectos: o princípio da inclusão, as dimensões dos conteúdos e os temas transversais. Consideramos que os PCNs constituem um avanço no sistema educacional brasileiro, ressaltando que uma proposta isolada não pode pretender dar conta de todos os problemas educacionais, dada a complexidade nacional.