A Educação Física na Base Nacional Comum Curricular: Entre o Prescrito e o Realizado

Por: Ana Carolina Capellini Rigoni e Camilla Maria Mello Toledo.

XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE

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Resumo

INTRODUÇÃO

A Base é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2017, pag. 7). É desta forma que o MEC inicia sua apresentação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2018. Como professoras de Educação Física (EF), estamos acostumadas a lidar com documentos prescritivos, sabendo que a realidade docente nem sempre caminha em consonância com o que foi idealizado por seus autores. Se, por um lado, os documentos que direcionam e legitimam as práticas pedagógicas são importantes, por outro, entendemos que eles não são capazes, por si só, de assegurar práticas docentes criativas e inovadoras, justamente porque eles não sobrepõem a autonomia do professor. 

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