A educação Física na Educação de Jovens e adultos: uma análise a partir da produção do conhecimento em revistas da área
Por Framarion Santana (Autor).
Em XX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Nesse estudo, apresentamos um recorte de uma dissertação de mestrado intitulada: A Educação Física na modalidade EJA no Estado da Bahia: realidade, possibilidade e contradições, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGE) da Universidade Estadual Santa Cruz (UESC) da linha de pesquisa formação de professores e prática pedagógicas a partir do levantamento e análise de fontes bibliográficas e documentais.
O objetivo desse artigo foi analisar na produção do conhecimento as principais proposituras de trato teórico-metodológico e concepções de ensino de Educação Física na educação EJA a partir de aproximações do método do materialismo histórico-dialético e da técnica da análise de conteúdo. Para realização dessa pesquisa, fizemos a escolha entre as revistas da área de Educação Física que consideramos ser bem-conceituadas e de significativa relevância.
A motivação para iniciar a escrita e a submissão desse texto deu-se a partir do cumprimento diante da solicitação do próprio PPGE como pré-requisito para obtenção do título de mestre e divulgação do que vem sendo produzido expressivamente no programa.
Nesta pesquisa, realizamos um levantamento dos artigos publicados em revistas da área de Educação Física entre os anos de 1996 até 2021, para conhecermos o que vem sendo produzido referente à disciplina Educação Física na modalidade EJA. Escolhemos esse recorte temporal por ter sido em 1996 a modificação da Lei Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDBEN), alterando o caráter de atividade unicamente esportiva para uma visão mais ampliada e da obrigatoriedade da oferta da disciplina Educação Física na EJA, mas, ainda com algumas ressalvas de facultatividade. As revistas selecionadas para este estudo foram: Revista Movimento, Revista Motrivivência, Revista Motriz e Revista Brasileira de Ciência do Esporte.
Nesse sentido, discutimos no texto aspectos pertinentes ao trato pedagógico metodológico com a disciplina Educação Física na EJA, a prática pedagógica e os problemas e as lacunas existentes nessa modalidade de ensino. Para tanto, seguimos as fases de Bardin (2016): Na 1º fase - a pré-analise, na 2º fase da unitarização, que contém a análise de contexto, analise de registro, eixo temático e na 3º terceira fase - a categorização, a descrição e a interpretação do dados.
Como resultados, destacamos os seguintes achados: (i) uma baixa quantidade de pesquisas referente ao tema; (ii) uma Educação Física com um percurso de diversas dificuldades, com educandos trabalhadores excluídos; (iii) professores que desenvolvem sua prática pedagógica com os conteúdos da cultura corporal, entretanto também encontramos os que trabalham conhecimentos ligados à aptidão física; (iv) a prevalência da metodologia crítico superadora como alicerce da prática pedagógica do professor de Educação Física na EJA; (v) a organização do trabalho pedagógico de forma a repensar a escola em seu tempo e espaço.