Resumo

A problemática do presente estudo diz respeito a Educação de Jovens e Adultos – EJA. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – LDB (9394/96), artigo 37, a Educação de Jovens e Adultos – EJA é destinada as pessoas que não tiveram acesso ou não puderam continuar os seus estudos nos ensinos fundamental e médio na idade de direito, bem como serve como instrumento para a educação e a aprendizagem das pessoas ao longo da sua vida. (Brasil, 2024). O problema delimitado para a pesquisa diz respeito ao ensino da Educação Física na EJA que, segundo a LDB (9394/ 96), é componente curricular obrigatório da educação básica. Em Alagoas, a EJA é ofertada no formato modular, organizada em quatro módulos (Linguagens e Suas Tecnologias; Matemática e Suas Tecnologias; Ciências Humanas Sociais e Aplicadas e, Ciências da Natureza e Suas Tecnologias). Para que o estudante possa concluir o Ensino Médio, faz-se necessário a integralização dos quatro módulos, os quais são ofertados independentes entre si. A questão de pesquisa diz respeito ao trato com o conteúdo específico da Educação Física nos Módulos previstos para integralização do currículo.  Objetivo: Analisar a forma que o componente curricular Educação Física aparece nos documentos orientadores da EJA Modular para o Ensino Médio em Alagoas, buscando compreender a maneira que ele é tratado no currículo organizado em Módulos. Referencial Teórico: Estamos nos baseando na Pedagogia Histórico Critica e na Teoria da Educação Física Critica Superior. Segundo o Coletivo de Autores (1992) a Educação Física tem como objeto a cultura corporal, constituída por conteúdos relacionados ao ensino do Jogo; Esporte; Capoeira; Ginástica e Dança. Os princípios curriculares dizem respeito ao trato do conteúdo clássico, por sucessivas aproximações, em ciclos de aprendizagem - da constatação, compreensão, ampliação e aprofundamento, visando ampliação das referências teóricas sobre a Educação Física, no tempo pedagógico adequado para que a transmissão-assimilação aconteça. Metodologia: Os procedimentos corresponderam aos procedimentos próprios da pesquisa documental. As fontes de dados foram a matrizes curriculares da EJA 2023 e 2024, documento norteador para EJA Modular e Caderno de roteiros de estudos – CARE – Linguagens e suas tecnologia). O acesso aos documentos foi a partir do site da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas SEDUC/AL. Resultados: Os resultados deste estudo indicam que há a negação do componente Educação Física aos estudantes da EJA Modular no Estado de Alagoas. Não foi possível encontrar referência ao ensino do componente para essa modalidade, o que nos permite concluir que a atual organização da EJA em Alagoas, necessita de mais professores que se responsabilizem em incluir e tratar do conteúdo clássico da Educação Física na Modalidade EJA. Faz-se necessário também reorganização da matriz curricular de Alagoas para EJA, detalhando qual a carga horária de cada componente curricular e, que os professores responsáveis sejam formados nas disciplinas que lecionam, para que o conteúdo clássico da Educação Física seja garantido na EJA.