A educação física na escola e a inclusão: o que dizem os professores?
Por Atos Prinz Falkenbach (Autor), Verônica Werle (Autor).
Parte de EDUCAÇÃO FÍSICA e os desafios da inclusão . páginas 159 - 180
Resumo
O ponto de partida para as reflexões da presente pesquisa que investigou a inclusão de crianças com necessidades especiais na educação física das escolas públicas da região do Vale do Taquari requisita descrever uma justificativa que envolve aspectos de uma cultura educacional e social, bem como os aspectos da problemática da inclusão na educação física escolar. Em relação à cultura educacional, Góes (2005) apresenta estudos que descrevem a pequena inserção de crianças com necessidades especiais na classe regular. A pergunta que pode ser realizada na sequência é: se na classe regular há pouca inclusão, como está a realidade quando se trata da educação física na escola? Outro destaque inicial se volta para a escassez e a carência de estudos da área da Educação Física e inclusão escolar2 , bem como a necessidade atual de estudos nessa área ao considerar os aspectos legais e educacionais.