A Educação Física na Organização do Trabalho Pedagógico em Ciclos de Aprendizagem na Rede Municipal do Recife
Por Marcílio Souza Júnior (Autor), Eliene Lacerda Pereira (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Este artigo é um recorte da dissertação de Mestrado defendida em 2010, que tratou de questões que norteiam a prática pedagógica dos(as) professores(as) de Educação Física- EF na proposta de ciclos de aprendizagem. A problemática foi: qual o impacto das mudanças ocorridas na Organização do Trabalho Pedagógico- OTP da escola na prática pedagógica do(a) professor(a) de EF com a implantação dos ciclos de aprendizagem na Rede Municipal de Ensino do Recife – RME/REC? O objetivo foi analisar as mudanças ocorridas quanto à OTP observando as categorias: analíticas (Prática Pedagógica, Organização do Trabalho Pedagógico e os Ciclos de Aprendizagem) e empíricas (objetivo/avaliação, conteúdo/forma e gestão da escola e sala de aula). Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica desenvolvida com 12 (doze) atores sociais. Através de entrevista semi-estruturada e observação evidenciamos pontos de distanciamento entre a proposta documental e a realidade da EF escolar, como: (1) a participação dos(as) professores(as) e a dificuldade na materialização da proposta; (2) a Educação Física no contra turno; (3) ausência do tempo pedagógico e inadequação do espaço. O ponto considerado avanço foi a construção coletiva da proposta pedagógica para a EF.