Resumo

Este artigo é um recorte da dissertação de Mestrado defendida em 2010, que tratou de questões que norteiam a prática pedagógica dos(as) professores(as) de Educação Física- EF na proposta de ciclos de aprendizagem. A problemática foi: qual o impacto das mudanças ocorridas na Organização do Trabalho Pedagógico- OTP da escola na prática pedagógica do(a) professor(a) de EF com a implantação dos ciclos de aprendizagem na Rede Municipal de Ensino do Recife – RME/REC? O objetivo foi analisar as mudanças ocorridas quanto à OTP observando as categorias: analíticas (Prática Pedagógica, Organização do Trabalho Pedagógico e os Ciclos de Aprendizagem) e empíricas (objetivo/avaliação, conteúdo/forma e gestão da escola e sala de aula). Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica desenvolvida com 12 (doze) atores sociais. Através de entrevista semi-estruturada e observação evidenciamos pontos de distanciamento entre a proposta documental e a realidade da EF escolar, como: (1) a participação dos(as) professores(as) e a dificuldade na materialização da proposta; (2) a Educação Física no contra turno; (3) ausência do tempo pedagógico e inadequação do espaço. O ponto considerado avanço foi a construção coletiva da proposta pedagógica para a EF.

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