Resumo

Este trabalho aborda a presença da disciplina escolar Educação Física na Revista do Ensino, impresso de formação de professores produzido pelo governo de Minas Gerais, nas décadas de 1920 e 1930. Investigou-se como este periódico educacional produziu e fez circular prescrições de práticas, representações de Educação Física e dos sujeitos escolares especialmente professores e alunos envolvidos com essa disciplina. A Revista do Ensino foi tomada como a principal fonte de pesquisa, compreendendo 175 números publicados entre 1925 (quando começou a circular) e 1940 (quando foi interrompida). Outro conjunto de fontes mobilizado foi a legislação educacional deste período, especificamente os regulamentos e os programas do ensino primário e normal, estabelecidos pelo governo de Minas, com proposições para a Educação Física. O entrecruzamento dos conjuntos documentais legislação e Revista do Ensino possibilitou verificar as correlações entre estes diferentes dispositivos prescritivos. Foi possível perceber uma intensa presença de questões relacionadas à Educação Física na Revista: investimentos para a formação de um professorado próprio para o ensino desta disciplina; proposições para a atuação destes professores; expectativas em relação à formação dos alunos e prescrições de conhecimentos e práticas de Educação Física. Todo este movimento, empreendido pela Revista, constituiu o que foi chamado neste estudo de um projeto de escolarização da Educação Física em Minas Gerais. Ressalta-se que essa produção de uma disciplina escolar não foi homogênea. Ao contrário disso, comportou ambigüidades, idas e vindas, lutas de representações. Todavia, o estudo permite afirmar que a Revista do Ensino, de fato, constituiu-se como uma estratégia de formação de professores para o ensino de Educação Física.

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