A Educação Física nas Escolas de Ensino Fundamental de Piracicaba: Uma Reflexão Sobre o Planejamento Pedagógico
Por Adriana Zampieri (Autor), Regina Simões (Autor), Roberta Cortez Gaio (Autor).
Em VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O presente trabalho versa sobre a investigação da realidade nas escolas de Ensino Fundamental da cidade de Piracicaba - São Paulo, no que diz respeito à existênciado planejamento pedagógico da disciplina Educação Físicae a sua execução no cotidiano pedagógicona escola. Esta investigaçãotem como ponto de referência algumasquestões: Como os professorestêm elaborado as suas aulas nas escolas de Ensino Fundamental, em especial, na cidade de Piracicaba? O professor de Educação Física se preocupa em planejar suas ações pedagógicas? Estasquestõestêmcomo metagerarumareflexão sobre o papel do professor de Educação Física na escola. Como primeiro passo desta investigação optamos pela pesquisa bibliográfica buscando o conceitode Educação Física. Para complementar a reflexão teórica valemonos da pesquisa documental, a partir do estudo dos planejamentos pedagógicos fornecidos pelas escolas. Das 41 escolas existentes em Piracicaba, foram investigadas 18 escolas, segundo critérios préestabelecidos. Dessas escolas recebemos 27 planejamentos, sendo que 07 escolas não possuem planejamentos, 07 escolas possuem umplanejamento para a 5a série e outro para as demais séries, 01 escola possui um único planejamento para todas as séries e apenas 03 escolas possuem um planejamento para cada série. Este quadro nos mostraque, há de ser ter um espaço maior de discussão sobre o papel da Educação Física na escola.