Resumo

Este trabalho, ainda em andamento, é parte de um projeto de monografia desenvolvido ao longo de 2010 e 201, cujo objetivo principal é compreender o significado do ensino da Educação Física como disciplina curricular no 1° Ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal Belo Horizonte (EMBH). Como percurso metodológico foi escolhido o estudo de caso do tipo etnográfico, por acreditar que esse tipo de estudo confere uma relação direta entre pesquisador e situação a ser pesquisada. Esse estudo de caso foi possível a partir da observação de aulas de Educação Física de uma “Professora Referência,” ministradas ao longo do 1° semestre letivo de 2011. Pretende-se fazer alguns apontamentos sobre a prática que se observa na EMBH, buscando promover reflexões que ampliem os debates já existentes acerca do tema. Para esse movimento reflexivo foi necessário certo distanciamento de uma idealização do ensino de Educação Física e abrir espaço para a compreensão dessa prática como um fenômeno social, tendo em vista que o objeto de estudo é a Educação Física que de fato acontece naquela escola.

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