Resumo
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 com o intuito de avaliar as competências e habilidades desenvolvidas ao longo da escolaridade básica. A partir do ano 2009, o Enem passou por reformulações e se tornou uma das principais vias de acesso para as instituições de ensino superior. Nesse mesmo ano, questões de Educação Física passaram a integrar a prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias. Diante desse acontecimento, é possível que o Enem venha a influenciar a prática pedagógica de professores de Educação Física. Dessa forma, este estudo tem como objetivo investigar os conteúdos dessa disciplina escolar nas provas do Enem. Para tal, divide-se em três artigos. O primeiro consiste num ensaio teórico e discute o campo do currículo da Educação Física escolar pautado no referencial teórico de Goodson (2013a). O segundo revisa a produção acadêmica e analisa seu conteúdo em nove dos principais periódicos da Educação Física escolar brasileira a fim de compreender sua avaliação. Seus resultados, ao oferecer dados empíricos, corroboram com a discussão apresentada no artigo anterior. O terceiro artigo, por sua vez, analisa o conteúdo das questões de Educação Física de 2009 até 2015, à luz da Sociologia Crítica do Currículo e adota o método da análise de conteúdo categorial temática de Bardin (2011), tendo como tema central a coerência entre a intencionalidade do exame com o conhecimento da Educação Física no Ensino Médio. Os resultados apontam para uma inadequação dos conteúdos para o Ensino Médio, dotados de forte influência acadêmica. Distanciam-se dos currículos praticados, mas não deixam de revelar os conflitos internos no campo do currículo da Educação Física. Além disso, a resolução dos itens depende principalmente da intepretação de textos, deixando em segundo plano conhecimentos aprofundados e as próprias habilidades que compõem a matriz dessa disciplina no exame. Assim, nega que o Enem consiga avaliar a Educação Física no Ensino Médio, ao contrário, apenas reflete os conflitos dessa disciplina. Ao mesmo tempo, desacredita a opinião de que a presença da Educação Física no Enem possa influenciar práticas curriculares e pedagógicas, oferecendo, ao final, direcionamentos para o campo imbricado do currículo e do Enem que sugerem, em suma, o reconhecimento da Educação Física a partir da valorização de suas especificidades.